Longe demais das capitais

Por Carlos Augusto Magalhães Júnior

Domingo a tarde é dia de assistir, para quase todo bom brasileiro, seu futebol na TV.Que o futebol pode (e se torna ) em muita das vezes um instrumento de alienação e controle popular já sabemos, mas isto é assunto para outra hora.Outro ponto que todos nós já sabemos é que uma emissora controla todo o futebol nacional,desde locais de jogos da seleção, passando por horário e dias de jogos ,até que jogos iremos assistir.Como assim ela controla que jogo iremos assistir? Pensei que quando tivesse o controle remoto na mão seria o dono do mundo... Mesmo que o mundo da Televisão.

Neste fim de semana, mais especificamente no domingo, tivemos alguns jogos decisivos nos campeonatos estaduais, a maioria com clássicos regionais, e coincidentemente 3 deles foram para os pênaltis. Ótimo deve ter pensado o telespectador, posso escolher qual assistir, certo? Errado, se o espectador em questão se tratar de um misero mortal mineiro e que não possua TV a cabo. Os 3 jogos em questão se tratavam de Corinthians X Palmeiras, Flamengo X Vasco e Grêmio X Inter.Quem escolhesse assistir a algum dos dois primeiros , o faria facilmente pois a emissora detentora dos direitos e sua parceira ( ou será subordinada?) se revezaram constantemente na transmissão de ambos numa falsa alternância de prioridade.Mas se o nosso mineiro lá escolhesse assistir Grêmio e Inter ficaria na vontade e teria que se contentar com informações esporádicas.

Analisando a prioridade de escolha das transmissões temos alguns fatores.O primeiro deles seria o momento vivido pelas 6 equipes em questão, mas esse argumento logo cai por terra, pois ironicamente, as únicas 2 dentre as 6 que disputam atualmente a Libertadores da America são justamente Grêmio e Inter.Para falar a verdade acho que a emissora em questão não valoriza tanto assim a Libertadores pois quando o Cruzeiro foi finalista da competição mais importante da America, o Brasil não pode assistir... Todos nós sabemos também que essa mesma emissora possui estações de transmissão em todos os jogos dos estaduais e que um simples clique de alguém poderia colocar a transmissão para todo o Brasil, mas será quantos milhões de reais e jogos de interesse estão por trás desse clique?Quanto a rivalidade das equipes não é preciso nem comentar a grandiosidade do jogo em Porto Alegre e da paixão das torcidas...

Acho que pra entender essa situação vou recorrer a um velho conhecido meu...Humberto Gessinger.São várias as vezes que as respostas(na maioria das vezes em forma de outras perguntas) nos vem através de musicas.Segundo o compositor Porto Alegre está “(...)Longe demais das capitais”

PS: Pra que quiser curtir a musica tá ai o link: http://letras.terra.com.br/engenheiros-do-hawaii/45732/

Nenhum comentário:

Postar um comentário