Sobre o Grupo

O projeto Cinema Com Vida é um trabalho de extensão e pesquisa sobre a arte cinematográfica e sua importância para a formação cultural de professores/as e licenciandos/as.

Tal trabalho compreende exibições de obras cinematográficas, orientadas por estudos,discussões e debates semanais no Museu de História Natural da Universidade Federal de Lavras. O projeto, criado em 2008, foi um dos poucos a receber a aprovação da Fundação de Amparo a Pesquisa  de Minas Gerais –FAPEMIG,no conhecido Edital de Extensão em Interface com a Pesquisa em
2012.

Depois de realizar, de 2008 a 2010, discussões temáticas sobre Cinema, Educação, Ciência e Cultura, o projeto Cinema Com Vida assumiu, em 2011, um novo formato, baseado na necessidade de professores e futuros professores conhecerem a arte cinematográfica e se  dedicarem a uma educação estética capaz de contribuir para processos educativos em uma  sociedade cada vez mais sustentada por imagens audiovisuais.

Este novo formato se expressou na Mostra Mestres da 7ª Arte e compreendeu, até o momento, estudos de grandes clássicos de cineastas tais como Charlie Chaplin, Luís Buñuel, Ingmar  Bergman e Orson Welles. Em 2013, e início de 2014, o projeto se dedicará as obras de A. Hitchcock, o cineasta que, conforme Truffault, melhor conseguiu filmar o medo e, por este e por outros motivos tem muito a ensinar a professores e futuros professores, chamados a resolver sérias questões sociais e, ao mesmo tempo, expropriados de uma formação cultural e reduzidos a processos formativos cada vez mais aligeirados e imediatamente vinculados a problemas isoladamente percebidos. Nesse contexto, o projeto Cinema Com Vida propõe uma experiência em que as imagens cinematográficas possam ser lidas coletivamente, em que a distração possa vir a ser formação, e professores e futuros professores possam cultivar o gosto pela própria formação. As exibições e debates serão às quartas-feiras, às 14h, no Museu de História Natural da Universidade Federal de Lavras. Professores do ensino superior, da educação básica e licenciandos das mais diversas áreas: venham fazer parte deste trabalho!

Exibições quartas-feiras às 14:00 horas no Museu de História Natural da UFLA. 

ENTRADA FRANCA!

A participação em 75% da Mostra de Filmes dará direito a certificado.

PS: Deixe seu comentário nas postagens. Todas as dúvidas, inquietações, sugestões e contribuições são bem vindas.