Giordano Bruno

Título original: Giordano Bruno
Ano de lançamento (Itália): 1973
Direção: Giuliano Montaldo
Gênero: Cinema Europeu
Atores: Gian Maria Volonté, Renato Scarpa, Mark Burns, Giuseppe Maffioli, Hans-Christian Blech, Charlotte Rampling, Mathieu Carrière, Massimo Foschi
Duração: 114 minutos

Sinopse

Giordano Bruno é um das grandes obras do cinema político italiano dos anos 70. Esta Edição de Colecionador apresenta o filme em versão restaurada e remasterizada no formato widescreen anamórfico.
Com direção precisa de Giuliano Montaldo (Sacco & Vanzetti), o roteiro mostra um dos episódios mais polêmicos da história: o processo e a execução do astrônomo, matemático e filósofo italiano Giordano Bruno (1548-1600), queimado na fogueira pela Inquisição por causa de suas teorias contrárias aos dogmas da Igreja Católica.
Giordano Bruno tem como destaque a impressionante interpretação de Gian Maria Volonté no papel-título, a música de Ennio Morricone e a belíssima fotografia do mestre Vittorio Storaro. Um filme simplesmente indispensável.
Fonte: 2001 vídeo

2 comentários:

  1. Gostei muito do filme,me fez refletir bastante em relaçao ha algumas questoes,tais como:
    Ate que ponto o ser humano e capaz de se manter digno para manter seus principios de pensamentos?
    Nos,na atualidade podemos nos considerar Giordanos Brunos?Quero dizer,se temos uma linha de pensamento,por ex, contraria a de muitos,somos capazes de defende-la ate o fim?
    Contra quem lutamos?
    É isso ai pessoal.....
    Alguma vez vc ja se sentiu sendo jogado em uma fogueira?

    ResponderExcluir
  2. Pois é maria,seu comentário me fez lembrar do tema da minha redação no vestibular,,,há tempos tão distantes:

    "parecemos e nos sentimos tão livres que não sentimos as correntes que nos prendem"...

    Mas além do espiríto contestador de Giordano Bruno, não podemos nos esquecer da sua vontande e seu de compromentimento com verdade, afinal como disse Galileu "(...) Se o homem interpreta de maneira errônea o universo, pode muito bem também errar quando interpreta a Bíblia(...)" ou algo mais ou menos equivalente a isso...

    Outro ponto a ser discutido seria o que entendemos como verdade? A ciência e fonte de certezas e verdades absolutas? Obviamente que não!!!!! Mas a fé,a ideologia, a filosofia, o senso comum ou qualquer outra forma de busca pelo conhecimento são dignas de tal responsabilidade?
    Me apego ao conhecimento científico por ser estimulante, por instigar minha curiosidade, e por possibiltar que eu faça previsões... e vocês, oque acham? É possivel realmente conhecer "as coisas", desvendar a natureza e descobrir suas essências?

    ResponderExcluir