III Colóquio Teoria Crítica e Educação

Tema, objetivos e importância

O III Colóquio Teoria Crítica e Educação, a ser realizado no período entre 25 e 29 de agosto/2014 traz como tema orientador de suas discussões e reflexões a importância da dimensão estética e do cinema para formação de professores.


Em continuidade ao II Colóquio, promovido em 2012 pelo Grupo de Estudos e Pesquisas Teoria Crítica e Educação –UFLA para discutir as transformações perceptivas decorrentes da onipresença das imagens audiovisuais, o III Colóquio intitulado “Cinema e Formação Estética de Professores” pretende ser um espaço para:



  • refletir sobre alguns dos desafios colocados à formação docente pela cultura audiovisual especialmente no que se referem ao desenvolvimento de uma educação estética crítica mobilizada com o cinema; 
  • discutir as possibilidades do cinema ser uma experiência estética para professores e licenciandos, uma experiência que possa aguçar a percepção e mobilizar a problematização e reflexão tanto do sentir quanto do não sentir na relação com as imagens audiovisuais.
  • conhecer e partilhar algumas experimentações que vem sendo realizadas com o cinema na cidade de Lavras, na Universidade Federal de Lavras e na Universidade Federal de Minas Gerais. 


Esta proposição é o desdobramento de uma Mostra de Filmes desenvolvida no interior do Projeto Cinema Com Vida “O cinema como uma experiência inovadora de formação cultural docente” e que conta com o apoio do Programa de Pós-Graduação em Educação – Mestrado Profissional da Universidade Federal de Lavras e da Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado de Minas Gerais FAPEMIG. A forma da Mostra, denominada Mestres da 7ª Arte: Alfred Hitchcock, foi construída com base nos estudos realizados pelo grupo de pesquisa sobre o pensamento do filósofo contemporâneo C. Türcke, o qual teoriza sobre as mudanças que a percepção das pessoas vem sofrendo com os avanços técnicos e tecnológicos. Tendo em vista estas discussões, a Mostra sustentou o cultivo de uma relação contínua entre 19 obras de um único cineasta e um grupo de professores e licenciandos de diferentes níveis de ensino e áreas do conhecimento ao longo de um ano. 



Foi esse movimento de assistir coletiva e repetidamente as obras deste diretor que possibilitou perceber alguns dos aspectos que tornaram originais os filmes de Hitchcock, compreender que tais traços não são oriundos da genialidade do diretor, mas construções oriundas de conflitos vividos ao longo de sua trajetória formativa num determinado momento histórico e social. 



De modo muito especial, permitiu ainda, discutir temas candentes para formação daqueles que vão se responsabilizar pela educação de outras pessoas e que configuram entre os principais temas hitchcockianos, a saber: os profundos e ambíguos sentimentos humanos e suas mais diversas formas de negação/realização no interior de uma sociedade, que apesar de não admitir, está sustentada por relações dissimuladas de dominação e exploração.

Com o intuito de continuar e ampliar este movimento que ocorreu nos períodos de exibição e permitiu conhecer um modo de criar metáforas imagéticas, de dominar suas técnicas de produção, de cultivar a força da ironia para lidar com os mais sérios temas, numa demonstração de que apenas assim eles podem ser passíveis de um tratamento efetivamente humano, o III Colóquio transcorrerá ao longo de toda uma semana, a última de agosto, e abrangerá diferentes formatos de comunicação, tais como conferências, minicursos e mesas redondas. Assim, além de espaços voltados para a partilha de diferentes trabalhos com o cinema na formação de professores da UFLA, da cidade de Lavras e da UFMG, atividades denominadas de conversAções, serão realizados dois minicursos ministrados por professores convidados especialistas em cinema, e duas palestras sobre estética, formação e sociedade contemporânea.


PROGRAMAÇÃO:

25/08 – 14h00m às 17h00m 

Conferência de Abertura: Para uma educação crítica na pós-história

Conferencista: Prof. Dr. Rodrigo Duarte (UFMG).
Ementa: a palestra consiste na apresentação e discussão sobre a proposta de Vilém Flusser para uma educação emancipadora no que ele entende como sendo a "pós-história". Uma vez que esse conceito é bastante equívoco e até mesmo polêmico, a primeira parte da palestra é dedicada a um exposição sucinta da concepção flusseriana de "pós-história". Constata-se ao longo da exposição que, tendo em vista as características dessa concepção, a posição de Flusser sobre uma educação crítica é totalmente perpassada por elementos estéticos.
Local: Anfiteatro do Bloco 3 do DAE.
Mediador: Prof. Dr. Vanderlei Barbosa (DED/UFLA).

25/08– 19h00m às 21h00m 
ConversAção sobre Cinema e Formação de Professores
Ministrante: Profª. Dra Inês Teixeira (UFMG).
Ementa: Relato sobre cinema e formação de professores desenvolvido na FAE/UFMG, sobre como o trabalho surgiu, como funciona atualmente e o que pretende.. Destaques das conquistas que o mesmo vem tendo e, especialmente os impasses e dificuldades que tem insistentemente se colocado para seu desenvolvimento. Reflexões sobre a aquilo que tem sido difícil realizar, que se coloca como persistentemente como um desafio para o trabalho do grupo.
Local: Anfiteatro do bloco 3 do DAE.
Mediadores: Prof. Dr. Cláudio Márcio Oliveira (DEF/UFLA) e Mdo. Fernando Cardoso Montes (PPGE-MP/UFLA).


26/08 – 8h00m às 12h00m e 14h00m às 18h00m
Minicurso: A estética cinematográfica de Alfred Hitchcock
Ministrante: Prof. Dr. Mauro Luiz Peron (PUC-SP).
Ementa: O Cinema de Alfred Hitchcock constitui um dos mais importantes trabalhos de reinvenção do olhar cinematográfico, reorientando a Narrativa Cinematográfica para novos patamares estéticos. Sua conduta estética significou a construção de uma cosmogonia imagética, oferecendo um Cinema como Conhecimento de mundo, e oferecendo uma Epistemologia do Cinema, uma reeducação do Olhar Cinematográfico.
Este minicurso está direcionado para uma reflexão acerca da extensa obra que o diretor ofereceu - obra que segue instigando cineastas e estudiosos de Cinema - de maneira que possa contribuir para uma avaliação do alcance de seu Cinema na atualidade, referenciando as diferentes facetas contextuais nas quais esteve inserido, e apontando ainda para permanências e renovações narrativas que seu Cinema evidenciou em sua formulação temática e estética.
Local: Anfiteatro do bloco 3 do DAE.
Mediadores: Profª. Dra. Dalva Lobo (UFLA) e Mdo. Raygner Carvalho Santos (PPGE-MP/UFLA).


27/08 – 8h00m às 12h00m e 14h00m às 18h00m e
 dia 28/08 - 08h00m às 12h00m
Minicurso: Cinema, experiência, memória e fantasia:conversações com a teoria crítica da sociedade
Ministrante: Prof. Dr Robson Loureiro (UFES).
Ementa: O lugar da experiência, da memória e da fantasia nas discussões em torno dos mass media, em especial o cinema em diálogo com a educação dos sentidos, no âmbito da formação docente. As possíveis contribuições da Teoria Crítica da Sociedade para se pensar a relação entre cinema, experiência, memória e fantasia na sociedade contemporânea.
Local: Anfiteatro 2 do NEC (Campus Histórico/UFLA).
Mediadores: Prof. Dr. Márcio Norberto Farias (DEF/UFLA) e Gdo. Darlei Francisco de Souza.


28/08 – 14h00m às 17h00m
ConversAção sobre cinema e formação cultural docente
Participantes: Ricardo Calixto (Cine-clube de Lavras); Prof. Dr. Márcio Norberto Farias (DEF/UFLA); Prof. José Sebastião Andrade Melo (MHN/UFLA).
Ementa: Apresentação dos trabalhos sobre cinema e formação de professores desenvolvido na UFLA e na cidade de Lavras, seu surgimento, como funciona atualmente e o que pretende. Destaque das conquistas que o mesmo vem tendo e, especialmente os impasses e dificuldades que tem insistentemente se colocado para seu desenvolvimento. Reflexões sobre aquilo que tem sido difícil realizar, que se coloca persistentemente como um desafio para o trabalho do grupo.
Local: Anfiteatro 2 do NEC (Campus Histórico/UFLA).
Mediadores: Profª. Dra. Karen Luz Burgoa Rosso (DEX/UFLA) e Mdo. Raygner Carvalho dos Santos (PPGE-MP/UFLA)

29/08 – 9h00m às 12h00m
ConversAção sobre cinema e formação cultural docente
Participantes Prof. Dr. José Alberto Casto Nogales (DEX/UFLA); Prof. Dr. Fabiano Lemes Ribeiro (DEX/UFLA); Valéria Cristina da Silva (Sesc de Lavras).
Ementa: Apresentação dos trabalhos sobre cinema e formação de professores desenvolvido na UFLA e na cidade de Lavras, seu surgimento, como funciona atualmente e o que pretende. Destaque das conquistas que o mesmo vem tendo e, especialmente os impasses e dificuldades que tem insistentemente se colocado para seu desenvolvimento. Reflexões sobre aquilo que tem sido difícil realizar, que se coloca persistentemente como um desafio para o trabalho do grupo.
Local: Anfiteatro 2 do NEC (Campus Histórico/UFLA).
Mediadoras: Profª. Dra. Luciana Azevedo Rodrigues (DED/UFLA) e Mda. Camila Sandim de Castro (PPGE-MP/UFLA).


29/08 – 14h00m às 17h00m 
Conferencia de Enceramento: O cinema segundo Benjamin 
Conferencista: Prof. Dr. Renato Bueno Franco (Unesp-Araraquara)
Ementa:  examinar em detalhes a concepção de Benjamin sobre o cinema, destacando a)seu potencial para superar a herança cultural burguesa, b) em que medida ele possibilita uma arte não-aurática e de massas, c) sua superioridade em relação às formas tradicionais de arte, d) seu potencial cognitivo, e) em que medida ele se prestaria a combater a estetização da política promovida pleo fascismo.
Local: Anfiteatro 2 do NEC (Campus Histórico/UFLA)
Mediador: Prof. Dr. Carlos Betlinski (DED/UFLA).

Inscrições gratuitas no link abaixo:
https://docs.google.com/forms/d/1iN4ruchQ-nPCF-GkYkWIJPj15IFQBNqTbuh4vlc6B-s/viewform?edit_requested=true


A participação em 75% do evento dará direito ao certificado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário