O nome da Rosa

O Nome da Rosa - Ficha Técnica

* (Der Name Der Rose)
* ano de lançamento ( Alemanha ) : 1986
* direção: Jean-Jacques Annaud
* atores: Sean Connery , Christian Slater , Helmut Qualtinger , Elya Baskin , Michael Lonsdale
* duração: 02 hs 10 min.


Sinopse
Em 1327 William de Baskerville (Sean Connery), um monge franciscano, e Adso von Melk (Christian Slater), um noviço que o acompanha, chegam a um remoto mosteiro no norte da Itália. William de Baskerville pretende participar de um conclave para decidir se a Igreja deve doar parte de suas riquezas, mas a atenção é desviada por vários assassinatos que acontecem no mosteiro. William de Baskerville começa a investigar o caso, que se mostra bastante intrincando, além dos mais religiosos acreditarem que é obra do Demônio. William de Baskerville não partilha desta opinião, mas antes que ele conclua as investigações Bernardo Gui (F. Murray Abraham), o Grão-Inquisidor, chega no local e está pronto para torturar qualquer suspeito de heresia que tenha cometido assassinatos em nome do Diabo. Considerando que ele não gosta de Baskerville, ele é inclinado a colocá-lo no topo da lista dos que são diabolicamente influenciados. Esta batalha, junto com uma guerra ideológica entre franciscanos e dominicanos, é travada enquanto o motivo dos assassinatos.


Descrição:

Um monge franciscano é encarregado de investigar uma série de estranhas mortes que passam a ocorrer em um mosteiro, em plena Idade Média. Dirigido por Jean-Jacques Annaud (Sete Anos no Tibet) e com Sean Connery e Christian Slater no elenco.
Ficha técnica:

* título original:Der Name Der Rose
* gênero:Suspense
* duração:02 hs 10 min
* ano de lançamento:1986
* site oficial:
* estúdio:Cristaldifilm / France 3 Cinéma / Les Films Ariane / Neue Constantin Film / Zweites Deutsches Fernsehen
* distribuidora:20th Century Fox Film Corporation
* direção: Jean-Jacques Annaud
* roteiro:Andrew Birkin, Gérard Brach, Howard Franklin e Alain Godard, baseado em livro de Humberto Eco
* produção:Bernd Eichinger
* música:James Horner
* fotografia:Ronino Delli Colli
* direção de arte:
* figurino:Gabriella Pescucci
* edição:Jane Seitz
* efeitos especiais:

Elenco:


* Sean Connery (William de Baskerville)
* Christian Slater (Adso von Melk)
* Helmut Qualtinger (Remigio da Varagine)
* Elya Baskin (Severinus)
* Michael Lonsdale (Abade)
* Volker Prechtel (Malachia)
* Feodor Chaliapin Jr. (Jorge de Burgos)
* William Hickey (Ubertino da Casale)
* Michael Habeck (Berengar)
* Urs Althaus (Venantius)
* Valentina Vargas (Garota)
* Ron Perlman (Salvatore)
* Leopoldo Trieste (Michele de Cesena)
* Franco Valobra (Jerome de Kaffa)
* Vernon Dobtcheff (Hugh de Newcastle)
* Donald O'Brien (Pietro d'Assisi)
* Andrew Birkin (Cuthbert de Winchester)
* F. Murray Abraham (Bernardo Gui)

Fonte: http://www.adorocinema.com/filmes/nome-da-rosa/


Significado do título "O nome da rosa"

O título do livro surge na última frase do livro, "Stat rosa pristina nomine, nomina nuda tenemus", que se pode traduzir do seguinte modo: "A rosa antiga permanece no nome, nada temos além do nome". A ideia é que mesmo as coisas que deixam de existir ou que nunca existiram deixam atrás de si um nome. Eco refere-se talvez ao facto de o Livro do Riso, de Aristóteles, no centro da acção, não ter existido realmente, ou apenas ao facto de, ficcionalmente, ter deixado de existir, deixando apenas o seu nome.

Fonte: http://criticanarede.com/lds_nomedarosa.html

11 comentários:

  1. O filme retrata uma época em que uma nova metodologia, diferente daquela subordinada a teologica, começava a surgir (graças a deus! hauhauha, a teologia como verdade unica começava a ser desbancada) .... trata-se dos primordios do estruturalismo, corrente de pensamentos que digamos, deu origem ao positivismo, que aliado as contribuições de Descartes no seculo XVI, acho, originou tal aclamada metodologia cientifica adotada por mim e pela maioria de vcs atualmente em seus glamurosos trabalhos academicos ...

    ResponderExcluir
  2. mas sei não, ainda não me conveceu a explicação do nome da obra.... alguem pode contribuir?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Em um primeiro instante, podemos relacionar o título do filme "O Nome da Rosa" com a 'rosa' bondade e ascese religiosa;
      ou, com a "flor" mulher/paixão que se manifesta entre os jovens na trama.
      Todavia, uma análise filosófica revelará que o título do filme "O Nome da Rosa" de Umberto Eco; que nomina sua obra literária homônima, faz referência direta a uma grande questão de lógica discutida na Idade Média: os Universais. Embasadas nas ideias platônicas e, posteriormente em Aristóteles, (lógica); os Universais seriam entidades metafísicas; essências separadas das cousas individuais.
      Mais especificamente, buscava-se compreender a relação entre as palavras e as coisas. A discussão volta-se para o questionamento: as palavras (universais) podem verdadeiramente nomear conceitos gerais; ou apenas algumas classes específicas de seres? E ainda: se captamos singularmente pelos sentidos por que as expressamos com palavras universais? Assim, nascem duas posições,1) a Realista que defende que os universais existen em si mesmo; por exemplo, a palavra "rosa" existe na realidade (flor/pessoa), e também no pensamento.
      2) Nominalista para quem o nome "rosa" é apenas uma convenção; palavras sem existência real. Para além dos discursos serem entidades metafísicas, ou palavras vazias..., os Universais possibilitaram uma discussão em alto nível que levaram nos ao entendimento e desenvolvimento lógico-linguístico. Umberto Eco com o seu O Nome da Rosa, alude em bases linguísticas e semióticas uma investigação racional sobre o conhecimento humanístico/científico/racional que faz fortalecer a razão autônoma. Adelson Matias Souza é professor de filosofia ni Ensino Médio público.

      Excluir
  3. O substantivo Rosa carrega consigo uma série de simbolismos. Essa mesma rosa que tem tantos significados permanece no nome (do filme), porém nada temos além do nome (rosa) do título do filme. Ou seja todo o significado que buscamos atribuir ao filme e ao seu título é fruto de nossas experiências e produto da nossa cultura, algumas pessoa consideram o filme e o próprio romance de Eco como policial, outros como uma análise histórica da Idade média e assim sempre mudando de acordo com nossas experiências. A rosa pode ser o livro de Aristóteles ou a moça do filme ou sei lá mais o que, dependendo do nosso olhar. (Opinião)

    ResponderExcluir
  4. puxa, será que o signicado é tão subjetivo, pessoal, assim?

    ResponderExcluir
  5. quero saber sobre o livro que deu origem ao filme e qual é o nome dele

    ResponderExcluir
  6. Sophie o filme é homônimo ao livro: O Nome da Rosa, de Umberto Eco. Lisboa: Difel, 2004, 506 pp. Acredito que seja uma das últimas edições.

    ResponderExcluir
  7. O segredo e o nome da rosa,quando revelado o fogo transmuta a historia recomeca

    ResponderExcluir
  8. A Rosa e o nome poetico que o narrador da a aldea que ele tem seu primeiro e único contato com o sexo feminino.

    ResponderExcluir