A Mulher Do Lado


Por Lívia Rosa

A mulher do lado, de 1981 é o penúltimo filme de François Truffaut.
Roteiro de François Truffaut, Suzanne Schiffman e Jean Aurel. Os dois personagens principais são criação de Truffaut. (http://50anosdefilmes.com.br/2011/a-mulher-do-lado-la-femme-d%E2%80%99a-cote/)
O filme começa com uma mulher, Odile Jouve, falando sobre a história de Bernard e Mathilde, como uma prefácio e um epílogo. Essa mulher conhece os dois, acompanhou os acontecimentos e está introduzindo a história aos telespectadores.  Ao longo do filme o espectador descobrirá que Odile Jouve também teve sua história trágica de vida, por um amor marcado pela tragédia.
O filme mostra duas casas, que são separadas por uma rua. Em uma delas mora Bernard (Gérar Depardieu) e Arlette (Michele Baumgartner) e o filho Thomas. A outra casa ainda estava para alugar. Um novo vizinho chega e Bernard se apresenta. Philippe o novo vizinho precisa fazer uma ligação, e Bernard o leva para sua casa para usar o telefone.
Passada uma semana, a mudança de Philippe chega e Bernard e sua esposa vão até a casa dos novos vizinhos. A mulher de Philippe aparece para as apresentações. Mathilde estava no andar de cima, a câmera a filma chegando e vemos em seu olhar marcante que aí vem tragédia.
Nos primeiros minutos da trama Mathilde liga para a casa de Bernard. E assim se inicia uma história de amor, que seria marcada por episódios de tragédia. Um amor que não poderia terminar em coisa boa. É um filme que um ar misterioso, que vai aos poucos revelando as histórias dos personagens. Mathilde e Bernard foram amantes no passado, e ao se reencontrarem não resistem aos sentimentos e vivem um amor as escondidas.



Nenhum comentário:

Postar um comentário