Atirem no pianista


Por Pâmela Maria de Andrade

O filme “Atirem no pianista” é uma adaptação do suspense de David Goodis (1917-1967), lançado em 1960 na França sob direção do grande cineasta François Truffaut, que também assina o roteiro juntamente com Marcel Moussy. O filme conta a história de Édouard Saroyan (Charles Aznavour), um grande pianista que abandona a carreira após a morte de sua esposa.

Édouard assume o nome Charlie Kohler e consegue um emprego de músico em um botequim onde ganha pouco, porém o propicia levar uma vida discreta e simplória, bem distante da mídia. Lá ele conhece Léna (Marie Dubois), com quem inicia uma relação conturbada e para quem confidencia, aos poucos, seu passado. A ação do filme se inicia quando seus dois irmãos, envolvidos com a máfia, o encontram numa tentativa de se esconder e envolvem o casal em seus problemas.

O filme, tal como o livro, retrata brilhantemente um certo tipo de melancolia em que pessoas decadentes e desiludidas se entregam aos prazeres do álcool e aos desprazeres da depressão, vivendo no automatismo e na inércia esperando que a própria vida se encaixe nos trilhos sozinha.


Assim como o romance, a película assume um tom nostálgico com uma narrativa intrigante e Truffaut, com toda a sua técnica, consegue envolver o público com essa história da qual nos tornamos cúmplices. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário