O último metrô


Por Pâmela Maria de Andrade

O filme “O último metrô” é um drama lançado em 1980, dirigido por François Truffaut que também assina o roteiro juntamente com Jean-Claude Grumberg e Suzanne Schiffman. Sendo um homem inegavelmente apaixonado, o cineasta faz dessa obra uma declaração de amor ao teatro, à vida e à sua nação.

A trama ocorre numa França de 1942 tomada pelo regime nazista, onde a atriz Marion Steiner (Catherine Deneuve), assume a direção do teatro de seu marido Lucas Steiner (Heinz Bennent), um judeu-alemão procurado que se vê forçado a se esconder no porão do próprio teatro por ser impossível fugir do país e é dali que continua secretamente seu trabalho de diretor.

Numa época em que existia o toque de recolher e que qualquer um que vagasse nas ruas após a meia noite corria riscos de ser preso, era muito importante que não se perdesse o último metrô, e daí que, supostamente, vem a inspiração para o título da obra.

Como diretora do Theatre Montmartre e com a ajuda de um amigo, Marrion monta uma peça que seu marido deveria dirigir e convida Bernard Granger (Gérard Depardieu) para estrelar o papel principal. Durante os ensaios surge uma atração entre os dois.

Com um enredo que tinha tudo para tornar o filme demasiado denso, Truffaut faz com que este, apesar de ainda possuir um ar melancólico, apresente um tom envolvente e esperançoso, como ocorre em outras obras do diretor.


Nenhum comentário:

Postar um comentário