Os incompreendidos - LesQuatreCentsCoups
(Original)
Direção,
roteiro e produção: François Truffaut
Por Carlos Betlinski e Darlei F. de Souza
O filme de 1959 é o primeiro longametragem
de Truffault e lhe rendeu a premiação no festival de Cannes. Tem um caráter
autobiográfico, pois é baseado na pré-adolescência do próprio cineasta, agora
representado pelo personagem Antoine Doinel.
O diretor procuramostraras tentativas e
dificuldades de um garotopara se relacionar com asprincipais instituições
sociais de sua época: a família e a escola. Com um tom crítico e ao mesmo tempo
envolvente, o filme consegue mostrar a realidade do tratamento dados aos
adolescentes nessas duas instituições, desvelando um processo educativo e uma
moralidade problemáticos para os ideais de liberdade e convivência social
humanizada.
A narrativa, construída de forma linear,
conta a história de um garoto - Antoine Doinel e seu fiel amigo Renê - que
apresentam um comportamento irreverente e problemático para os padrões morais
da época. Tal como fora a adolescência de Truffault, o
garoto é castigado na escola, seus pais são desatenciosos e indiferentes com ele.Constantemente
falta às aulas para ir assistir filmes e vagar pelas ruas de Paris.Com a ajuda
de seu amigo comete pequenos furtos para sobreviver na rua,depois de abandonar
a família e a escola. Diante de uma personalidadeque a escola não soube acolher
e da incapacidade de seus pais e professores direcionarem sua conduta ele foi enviado
para um reformatório como forma de prover seu disciplinamento e correção moral.
Entretanto, o garoto consegue fugir do reformatório em busca da liberdade. A
famosa cena final do filme mostra Antoine andando pela praia até chegar ao mar
e termina com um olhar fixo para a câmera deixando uma provocação para o
expectador.Como as instituições e os educadorescuidarão da educação das novas
gerações para a convivência em sociedade. É possível educar em liberdade e para
o exercício da liberdade?
Do ponto de vista estético o filme é
marcado pelas características do realismo, sensibilidade e emoção provocadas
pelo diretor em relação aos personagens Antoine e seu amigo(René)com suas
estratégias para fugir da escola e sobreviver nas ruas da cidade. Ao abordar
com muita leveza e sinceridade os temas da educação e das instituições sociais o
autor recorre à arte cinematográfica, que, com opoder das imagenstrata de
questões polêmicas, moralidades e desencontros da vida de um adolescente;
apresenta a realidade das instituições sociais como família, escola, poder
judiciário e o reformatório, mas não assume postura maniqueísta e nem julga o
padrão de moralidade e de funcionamento dessas instituições.
Truffault utiliza técnicas de filmagens
como os planos-sequência longos e fazváriastomadas externas que permitem ao
expectador ingressar na realidade e se envolver com ela. Seu propósito é apenas
revelarsituações e comportamentos que possuem a força devivificarnossa própria
memória. Entretanto, não julga e nem constrói um melodrama. Ele deixa para o
espectador a possibilidade de ler essa realidade e formular sua avaliação
crítica.
O diretor utiliza outro artifício ou
técnica: o movimento de câmera panorâmica que acompanha o protagonista, mostrando
o ambiente em que ele se encontra. Para evidenciar o sentimento de inadequação
vivido pelo protagonista, principalmente nas cenas ocorridas no ambiente
escolar, utiliza a câmera alta (plongeé)
para demonstrar a opressão de Antoine perante seu professor. Outro momento em que esse recurso é utilizado
é quando a mãe de Antoine (interpretada por Claire Murier) vai ao reformatório
visitá-lo e dizer que desistiu dele.
Nas cenas em que Antoine aparece
cometendo pequenos delitos ou faltando às aulas, utiliza a câmera baixa (contra-plongeé), com o intuito de
demonstrar o espírito livre e rebelde de Antoine. A cena final é no mínimo instigante: a câmera
panorâmica acompanha a fuga de Antoine, até que ele entra no mar e brinca com a
água. O filme termina com ele “encarando” o telespectador. Uma maneira singular
de terminar o filme.
Em relação aos temas tratados
destacamos a questão do papel das instituições no processo de adaptação dos
adolescentes e sua preparação para a vida moral, embora hipócrita, esperada pela
sociedade. O que se destaca no filme é uma concepção tradicional de educação
que perpassa as práticas e os rituais dessas instituições (família, escola,
reformatório). O exercício do poder autoritário, os exercícios de
condicionamento, a imposição do medo, a repetição automática de comportamentos
programadospara as crianças e adolescentes.Os objetivos das instituições
educativas são: a padronização da conduta moral, disciplinamento e a subjetivação
imposta através do rigor e do medo.
A cena inicial do filme, quando Antoine
é repreendido pelo professor e proibido de sair da sala de aula para o recreio,
nos permite uma relação com os estudos de Michel Foucault em Vigiar e Punir,
quando entende que a disciplina torna-se o grande alvo a ser alcançado. Também
o rigor e o exercício do poder de forma arbitrária pelo professor são elementos
que, ao lado da disciplina dos alunos e dos próprios professores, garantem o
funcionamento do sistema educativo. Manter os professores e alunos em um regime
disciplinar como de operários fabris, produzindo e aproveitando todo o tempo
designado e, submetidos a um poder hierárquico são recursos e técnicas para a
subjugação das pessoas implicadas no sistema.
Alcançar essa disciplina ideal, que
possibilitaria o aprendizado maximizado no menor tempo possível, torna-se o
objetivo da escola, do professor e dos métodos utilizados. Dessa maneira,
formas antiquadas e autoritárias de lidar com os alunos tornam-se comuns,
quando, por exemplo, o professor utiliza-se de coerção física – jogando um giz
e segurando o menino pela gola da camisa – e humilhação perante a classe para
disciplinar seu aluno, que, ao contrário, tem uma reação no sentido oposto, ou
seja, de não se deixar disciplinar, de rebeldia contra uma ordem que o oprime.
As cenas do filme no âmbito escolar
revelam a atitude de um professor nada propenso ao diálogo e que não faz
nenhuma tentativa para compreender o mundo dos estudantes,além de simplesmente
tentar enquadrá-los em uma forma ideal de comportamento. Essa postura adotada
pelo professor pode ser a causa do desinteresse pela escola por parte dos
personagens Antoine e Renê. A falta de diálogo entre professores e alunos e uma
disciplina que tenta moldar o aluno para tipo ideal, assim como a fala dos
professores que entendem que o recreio é um prêmio e não um direito, também
revela que estar dentro de sala de aula é um martírio, já que o recreio é visto
como prêmio.
Do ponto de vista da educação destacamos
as práticas da pedagogia tradicional praticada na escola e que está estampada
na figura autoritária do professor, na forma de organização do espaço de sala
de aula e no método como se desenvolve o aprendizado. Essa prática pedagógica
ignora o potencial e os valores estéticos da criatividade, sensibilidade e
criticidade de seus alunos, tal como Antoine tentou fazer com o estudo e apresentaçãode
um sobre Balzac. Foi reprimido e humilhado pelo professor diante de seus
colegas.
Outra questão própria do mundo escolar
é a ausência de vínculo entre escola e família. No filme os pais aparecem na
escola para procurar o filho depois que esse havia fugido de casa. Esse é o
único contato dos pais com os professores embora o aluno tenha uma família
desestruturada, essa situação não interessa à escola. A vida exterior dos
alunos e de suas famílias não interessa. A escola utiliza métodos muito
tradicionais e não considera as experiências dos alunos se tornando uma
instituição fechada em si mesma. Desse modo a escola não interessa ao aluno
porque essa não tem ligação com sua vida e nem mesmo sabe quem são eles.
A cena final do filme merece uma
interpretação dialética da realidade tratada, ou seja, a disciplinamento, o
controle institucional, a adaptação intencionada pelas instituições sociais e
educadores e, por outro lado, a fuga do garoto em direção ao mar permite uma
interpretação crítica da realidade tratada no filme.
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