Eu vos saúdo Maria

Resultado de imagem para je vous salue marie filme
Por Eugênia de Sousa

O filme JeVousSalue Marie é um longa-metragem produzido em 1985 pelo cineasta francês Jean-Luc Godard (diretor e roteirista) com duração de 107 minutos, de origem franco-suíço, considerado do gênero dramático. Em Português recebeu o nome de Eu Vos Saúdo, Maria.

O desenrolar da trama se dá em dois momentos distintos, duas estórias são retratas no longa-metragem: a concepção espiritual de Jesus por uma jovem virgem e, um cientista que busca a origem do universo.

Durante a exibição sobre a concepção e nascimento de Jesus há vários conflitos que norteiam as ações dos personagens. Esses, são oriundos de uma família comum, Maria a jovem que se tornará mãe de maneira divina, sem relações sexuais trabalha num posto de gasolina de propriedade do pai, estudante, jogadora de basquete e namorada de um taxista chamado José, aparentando um pouco mais velho que a mesma, postura autoritária, envolve-se num romance paralelo com outra jovem amiga de Maria.

Maria é informada por um anjo (Gabriel) acompanhado por uma criança que se dizia auxiliar desse, que ela seria mãe de Jesus. Atordoada,questionou como se daria tal situação e o que aconteceria com a mesma. Essa fora interpelada pela menina (acompanhante de Gabriel) que afirmou com convicção; Maria deveria apenas obedecer e aceitar a situação imposta.Maria assustada,relata ao namorado José que imediatamente reage com repulsa e indignação a acusando de traição.

Inicia-se o ciclo de dores físicas e da alma que a jovem teria que passar para atender o que Deus havia proposto para ela, explicita a difícil convivência entre corpo e espírito, desejos físicos e castidade andam lado a lado em busca da pureza, santidade para que se cumpra a revelação divina, o corpo se encarrega de fazer as mudanças necessárias em prol da vinda do Messias, uma luta entre o sagrado e profano.

Godard ao fazer os recortes para a ação do cientista que ministra disciplina voltada para os experimentos e conteúdos que abordam os mistérios do universo, mostra a imagem de um professor culto e dotado de conhecimentos, mas também a fragilidade de um homem que se envolve num caso extraconjugal com uma estudante, mas seus interesses pessoais (financeiros, prestígio, posição social) não permite que dê continuidade à aventura, trazendo sofrimento a amante ao término do romance.

O filme “JeVousSalue Marie” teve sua condenação decretada pela igreja católica na pessoa do Papa João Paulo II, sendo proibidasua exibição em diversos países, inclusive no Brasil pelo então Presidente da República José Sarney, gerando apoios à proibição e repulsa daqueles que entendiam que o longa-metragem apenas retratava de maneira ousada, intrépida o nascimento de Jesus por meio de uma jovem que levava sua vida como qualquer outra de sua época. Isto causou aversão para alguns e defesas para outros, prejudicando a exposição do mesmo. O filme venceu o Festival de Berlim em 1985 com os prêmios:Interfilm e OCIC – Menção Honrosa.

Godard deixa nítida sua perspicácia em polemizar assuntos considerados como:tabus, de cunho moral, religioso e até filosófico diante de uma abordagem estampada numa tela cinematográfica das mazelas e contradições de uma sociedade que camuflao lidar com o sagrado e o pecaminoso arraigado por questões religiosas.

REFERÊNCIA FILME CINEMATOGRÁFICO:

MARIE, JeVousSalue. Direção: Jean-luc Godard. Produção e Roteiro: Jean-luc Godard 1985. Intérpretes: MyriemRoussel, Thierry Rode, Philippe Lacoste,Manon Andersen, Juliette Binoche, Anne GautierJohan Leysen. Bobina cinematográfica (107 min), son., color.Equipe Técnica: Diretor de fotografiaJean-Bernard Ménoud, MontadoraAnne-Marie Miéville, Engenheiro de somFrançoisMusy.



REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:

DUQUE, Fabrício. Crítica Clássico: Eu vos saúdo Maria – Jevoussalue Marie.
Disponível em: <http://vertentesdocinema.com/critica-classico-eu-vos-saudo-maria-je/ 01/06/2016> Acesso em: 16 de março de 2017.

BIORK, Lílian.JeVousSalue, Marie.

 Disponível em:http://www.cineplayers.com/comentario/je-vous-salue-marie/6836Acesso em: 16 de março de 2017.


GOLDMANN, Annie. JevousSalue Marie: um filme cheio de graça. LARANJEIRA, Mário –Tradução. Disponível:<http://www.scielo.br/pdf/ea/v3n5/v3n5a08.pdf> Acesso em: 16 de março de 2017.


MARIE, JeVousSalue. Disponível em: <http://www.adorocinema.com/filmes/filme-103509/creditos/>Acesso em: 16 de março de 2017.

Nenhum comentário:

Postar um comentário